20090527

INE: Índice Sintético Desenvolvimento Regional: AMPorto em divergência face à média nacional entre 2004-06

«Os resultados do ISDR, reportados a 2006, revelam que apenas cinco, em 30 sub-regiões - por ordem hierárquica, Grande Lisboa, Pinhal Litoral, Baixo Vouga e, marginalmente, Beira Interior Sul e Baixo Mondego - superavam a média nacional em termos do índice global de desenvolvimento regional.
Os resultados reflectem uma imagem assimétrica do País, em termos de desenvolvimento global e de competitividade, mas mais equilibrada do ponto de vista da coesão e, ainda que em menor escala, mais equilibrada também do ponto de vista da qualidade ambiental. A existência de assimetrias inter-regionais mais intensas na competitividade reflecte, todavia, um processo em que, entre 2004 e 2006, 17 sub-regiões convergiram relativamente ao nível de desempenho nacional.
Na competitividade é saliente a diferenciação entre o Litoral e o Interior, com dominância do Litoral. Este padrão também caracteriza a qualidade ambiental, embora invertido face à competitividade, com o Interior a revelar desempenhos mais favoráveis. Na coesão, uma realidade mais equilibrada coexiste com alguma predominância de sub-regiões do Sul e centro Sul face ao Norte.»
Saliento esta frase na página 9: «no caso do índice global de desenvolvimento regional, apenas nove sub-regiões registaram divergência face à média, destacando-se as trajectórias da Cova da Beira, da Região Autónoma da Madeira e do Grande Porto»

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Primeiro ponto: eu sou Vila Pouca de nome, natural do Porto e vivo no grande Porto, o que significa que em qualquer altura nos podemos encontrar.

Ponto dois: eu faço o que me dá na telha e portanto, falo do que quero e do que me apetece.

Ponto três: não é um terra queimada, um bloquista como você, que me diz o devo ou não devo fazer. Estamos entendidos?
E como diz o outro: fim de papo!

Snowball disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jose Silva disse...

caro Dragão,

Nem José do Durão nem do Louçã. Apenas Silva. As ideias são da minha cabeça. Portanto, «eu faço o que me dá na telha e portanto, falo do que quero e do que me apetece»

PMS,

este comentário nasceu no Renovar o Porto.

Leituras recomendadas