Na semana passada: Governo anuncia investimento de 2,1 mil milhões de euros no Oeste e Lezíria do Tejo
Nesta semana: Falta de dinheiro pode comprometer metro do Porto.
É minha impressão, ou o dinheiro começa sempre a faltar quando o Governo se aproxima do Douro?
Sobre este tema, ler também este comentário:
P.S. Curiosamente, o investimento de 500M€ a fazer no Metro do Porto estava já contratualizado entre as autarquias e o Governo, em troca do controlo da Empresa do Metro. Fica aqui a lição secular: quem troca a liberdade por dinheiro fica sem ambos. Em todo o caso, não deve haver problema. O Oeste abriu um precedente: o Governo não terá hipótese senão arranjar investimentos para substituir os que cancelar agora.
3 comentários:
Essa historia das compensações é mesmo ridicula.
Uma das obras para compensar as autarquias passa pela modernização da linha do oeste na integra. E pela construcção de uma nova via ferrea entre as Caldas, Rio Maior e Santarem, que diga-se, ja ficam um bocadinho longe da Ota.
No entanto, fiz uma pequna pesquisa (um pouco bruta):
A nova linha vai atravessar tres concelhos que juntos prefazem um total de 138.272 pessoas....
Ora, este número é inferior ao concelho de Sta Maria da Feira onde passa a linha do Vouga que também atravessa o concelho de Oliveira de Azemeis, Espinho e SJMadeira..
Este número é tambem inferior á população do concelho de Braga onde se luta pela criação de uma linha até Guimarães, cuja pop é também superior aos números populacionais do Oeste.
A linha entre Famalicao e a Povoa foi encerrada ao trafego, no entanto, essa linha atravessava dois concelhos cuja pop é de aprox. 200 mil pessoas..
Na linha do Minho não electrificada, onde as pessoas andam de comboio, existem 5 concelhos cuja pop total é de 255 mil pessoas..
Pedro, se ainda for a tempo, és capaz de me indicar onde posso obter informações sobre o Metro do Porto, planos de expansão e compromissos do Governo ?
Obrigado
Ventanias,
Sobre o assunto procure aqui no Norteamos por Porto-Minho-Vigo com muita cidadania.
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