20080918

Para onde foi o dinheiro

Na semana passada: Governo anuncia investimento de 2,1 mil milhões de euros no Oeste e Lezíria do Tejo

Nesta semana: Falta de dinheiro pode comprometer metro do Porto.

É minha impressão, ou o dinheiro começa sempre a faltar quando o Governo se aproxima do Douro?

Sobre este tema, ler também este comentário:

Percebe-se. Entre o dia em que o compromisso foi assinado e os dias de hoje, o Governo decidiu avançar com um aeroporto, com o TGV, com uma nova ponte sobre o Tejo e com mais algumas linhas para o metro de Lisboa. O país não tem, de facto, dinheiro para tudo.

P.S. Curiosamente, o investimento de 500M€ a fazer no Metro do Porto estava já contratualizado entre as autarquias e o Governo, em troca do controlo da Empresa do Metro. Fica aqui a lição secular: quem troca a liberdade por dinheiro fica sem ambos. Em todo o caso, não deve haver problema. O Oeste abriu um precedente: o Governo não terá hipótese senão arranjar investimentos para substituir os que cancelar agora.

3 comentários:

Rui Rocha disse...

Essa historia das compensações é mesmo ridicula.

Uma das obras para compensar as autarquias passa pela modernização da linha do oeste na integra. E pela construcção de uma nova via ferrea entre as Caldas, Rio Maior e Santarem, que diga-se, ja ficam um bocadinho longe da Ota.

No entanto, fiz uma pequna pesquisa (um pouco bruta):

A nova linha vai atravessar tres concelhos que juntos prefazem um total de 138.272 pessoas....

Ora, este número é inferior ao concelho de Sta Maria da Feira onde passa a linha do Vouga que também atravessa o concelho de Oliveira de Azemeis, Espinho e SJMadeira..

Este número é tambem inferior á população do concelho de Braga onde se luta pela criação de uma linha até Guimarães, cuja pop é também superior aos números populacionais do Oeste.

A linha entre Famalicao e a Povoa foi encerrada ao trafego, no entanto, essa linha atravessava dois concelhos cuja pop é de aprox. 200 mil pessoas..

Na linha do Minho não electrificada, onde as pessoas andam de comboio, existem 5 concelhos cuja pop total é de 255 mil pessoas..

Ventanias disse...

Pedro, se ainda for a tempo, és capaz de me indicar onde posso obter informações sobre o Metro do Porto, planos de expansão e compromissos do Governo ?

Obrigado

Jose Silva disse...

Ventanias,

Sobre o assunto procure aqui no Norteamos por Porto-Minho-Vigo com muita cidadania.

Leituras recomendadas