20090827

«Reserva de índios» portuense surpreende os liberais portuenses, habitualmente muito distraídos diga-se...

portugal contemporâneo: as consequências do estatismo
Elisa Ferreira revelou em campanha que, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, 114 mil dos 216 mil habitantes da cidade do Porto, mais de metade da sua população, portanto, recebe subsídios do estado. A informação é assustadora por várias razões. Mas a mais significativa de todas é que meia cidade vive provavelmente sem rendimentos próprios, portanto, à custa de rendimentos de outros. O Porto, outrora a cidade do empreendedorismo, a cidade da burguesia ascendente, a cidade do trabalho transformou-se numa cidade de mendigos e de dependentes da caridade alheia. Como se chegou a isto? E como se pode sair disto? Certamente que não responderemos à segunda questão sem termos resposta para a primeira.


5 comentários:

anareis disse...

Querida(o) nova(o) amiga(o), estou precisando muito de novos amigos pra me auxiliarem no meu projeto. Estou criando uma minibiblioteca comunitária e outras atividades pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui na minha comunidade carente no Rio de Janeiro,eu sózinha não conseguirei,mas com a ajuda dos amigos sim. Já comprei 120 livros e também ganhei livros até de portugal dos meus amigos dos meus blogs:Eulucinha.blogspot.com ,se quiser pode visitar meus blogs do google,ficarei muito contente. A campanha de doações que estou fazendo pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 ou pode doar livros ou pode doar máquina de costura ou pode doar retalhos,ou pode doar computadores usados. Qualquer tipo de doação será bemvinda é só mandar-me um email para: asilvareis10@gmail.com , eu darei o endereço de remessa. As doações em dinheiro serão destinadas a compra de livros,material de construção,estantes,mesas,cadeiras,alimentos,etc. Se voce puder arrecadar doações para doar ao meu projeto serei eternamente grata. Muito obrigado pela sua atenção.

CCz disse...

A lei das rendas é espectacular.

PMS disse...

CCz deu a resposta.

No Porto só estão os mais ricos e os mais pobres. A classe média está em Matosinhos, Gaia, Maia, ...

Mas existe outra explicação... o INE não sabe fazer contas, e parte dos 114.000 estão fora do Porto ou comparam-se com os 260.000 que o Porto tinha em 2001.

Jose Silva disse...

Caros,

O grande problema é que devido à sua releevancia eleitoral a governação de Rui Rio está condicionada pela reserva de índios. Paulo Morais, antes de ser corrido da autarquia disse e eu ouvi: Fizemos umas obras no bairro camarário XPTO, que os moradores pediam à anos, e eles nunca mais votam PS...

Rio como queria mostrar obra em Lisboa para poder lá regressar assumiu uma política de contentamento da reserva em vez de uma política de desenvolvimento. Assim se explica o desprezo pelas questões que a classe média/blobosfera/AMPorto coloca e optou por pao e circo para os bairros sociais.

Jose Silva disse...

há anos

Leituras recomendadas