20090612

Exemplos de injustiças no Porto e Norte

Metro cobra tanto como transportes de Londres - A tarifa média da Metro do Porto (55 cêntimos) é idêntica à dos transportes públicos de Londres (56) e muito superior à de Metro de Lisboa (38) e Carris (31) - conclusões de uma análise de João Marrana, perito em transportes.
Alem disto, de refereir que o Norte fora do Porto não tem Metro e que os serviços equivalentes aos STCP não são subsidiados pelo orçamento de Estado.

Em Portugal continua-se a verificar desigualdades salariais grandes entre as diferentes regiões do País (Quadro II). No 1º Trimestre de 2009, segundo o INE; a percentagem de trabalhadores por conta de outrem a receber um salário mensal liquido inferior a 600 euros era de 49,7% na Região Norte; de 45% na Região Centro; de apenas 25% na Região de Lisboa;
«What else ?»

2 comentários:

António Alves disse...

estes números dos preços dos transportes embora correctos em absoluto não pom ser lidos assim tão linearmente. para quem usar a intermodalidade é mais barato e mais prático no Porto que em Lisboa. Em Lisboa cada título corresponde a penas a uma e só uma viagem nominal num único meio. No Porto o título andante de preço médio permite fazer todas as viagens possíveis em vários meios durante uma hora.

Jose Silva disse...

ok.

Leituras recomendadas