20090622

Jornalistas lisboetas a soldo (e provavelmente em saldo)

Todos criticam o TGV, excepto o Lisboa-Madrid:

  • Manuel Caldeira Cabral - O TGV desnecessário e o TGV incontornável - O serviço ferroviário da principal linha do País pode melhorar muito, e de forma quase imediata, com soluções mais interessantes do que gastar 3,8 mil milhões num TGV Lisboa-Porto. A ligação em TGV a Madrid parece mais razoável e é, de certa forma, incontornável.
  • Fernando Sobral - O comboio dos torresmos - Diz o bom senso que, para além de uma ligação entre Lisboa e Madrid, o TGV é tão importante para o País como a segunda auto-estrada entre Lisboa e Porto construída por razões insondáveis.
  • Helena Garrido - Ninguém apela a que Portugal deixe de investir ou que abandone, por exemplo, a ligação por TGV entre Lisboa e Madrid. Mas podemos reavaliar os projectos de auto-estradas - é preciso melhorar estradas, não é preciso ter vias rápidas pelo país inteiro - e estabelecer novos calendários para o aeroporto e para o projecto global do TGV
  • Henrique Raposo - Parece-me evidente que Portugal precisa de uma Ligação de TGV à Europa. Lisboa - Madrid é precisa. Já me parece novoriquismo a ligação Lisboa-Porto.

1 comentário:

António Alves disse...

Enviei-lhes este email:

"Caro Senhor,

Uma ligação Lisboa-Madrid pelo traçado proposto (via Évora-Badajoz) é uma ligação completamente inútil para mais de metade dos portugueses. Imagine que mora no Porto. Terá que fazer 300 km para sul em direcção a Lisboa, seguidamente 200 para leste em direcção a Badajoz e a partir daí percorrer mais 400 para norte em direcção a Madrid. O que muita gente parece esquecer é que Madrid encontra-se à latitude de Coimbra e não de Lisboa. Ninguém vai andar a passear de TGV pela Ibéria só para ir a Madrid. Para mais de metade dos portugueses será sempre mais rápido, barato e confortável utilizar um automóvel ou mesmo um avião. Afinal eles vivem a apenas 500 km da capital espanhola. Insistir neste traçado com o argumento do "temos que nos ligar à Europa" ou com o argumento de ligar as duas capitais é que me parece de um provincianismo atroz. Estudos da própria RAVE provam que o eixo Noroeste (Braga-Porto-Aveiro) terá sempre maior procura, tanto na vertente passageiros como na vertente mercadorias, do que o eixo Lisboa-Évora-Badajoz. Na questão Lisboa-Porto, embora eu seja de opinião que uma solução na casa de velocidades 200-250 km/h seja mais do que suficiente, além de absolutamente necessária, é mesmo a única que terá tráfego suficiente para se auto-sustentar. Se alguma linha tiver que ser construída será mesmo essa. Sustentar que apenas o TGV Lisboa-Madrid se justifica é o tradicional umbiguismo alfacinha habituado a viver à custa do dinheiro dos contribuintes. Não há mais expos98!
Cumprimentos,

António Alves"

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