Dois estudos sobre a mesma matérias, duas conclusões diametralmente opostas, a mesma autora. No estudo encomendado pela ANA - Aeroportos de Portugal, a Boston Consulting Group (BCG) considera que uma gestão independente do aeroporto Sá Carneiro seria prejudicial para os contribuintes e para os passageiros. ...num estudo pago pelo consórcio formado pela Sonae e a Soares da Costa, defende a separação do aeroporto do Porto da rede da ANA,
A ser verdade, isto realmente é incrivél. Claro, não se publicando os estudos, os métodos não podem ser refutados. Quntos anos já perdemos devido aos interesses establecidos e à mesquinhez dos nossos governos?
Fico à espera das (re)acções dos "políticos" do norte, de investigações à corrupção, etc...
A ser verdade, isto realmente é incrivél. Claro, não se publicando os estudos, os métodos não podem ser refutados. Quntos anos já perdemos devido aos interesses establecidos e à mesquinhez dos nossos governos?
Fico à espera das (re)acções dos "políticos" do norte, de investigações à corrupção, etc...
4 comentários:
A posição do governo neste caso sugere-me que o que ele quer é ver se o consórcio sonae-soares da costa quer ficar com todos...
É que dá-me a entender que o aeroporto fsc é o único viável! O de Lisboa (o novo) vai dar tanto prejuízo que ninguém o vai querer! É como se fosse um vendedor de jóias que só vende os brincos se lhe comprarem o colar!
Boa Tarde,
Acabei de criar um novo o site, o "escritores de blogues" (http://escritoresdeblogues.crowdvine.com). Este site é uma rede social destinada a todos os escritores de blogues que o fazem em português. O objectivo é criar um espaço comum a todos para que seja facilitado o contacto e a visibilidade de novos projectos independentemente da ferramenta (blogspot, sapo, wordpress) que utilizam.
Neste sentido gostava de o convidar, e a todos os escritores de blogues que estiverem interessados. Para tal basta seguir o link e carregar onde diz "Join this network".
Muito obrigado pela atenção,
Melhores Cumprimentos,
Stran
A aviação civil, normalmente acompanha o crescimento económico. O único impedimento ao crescimento do ASC é facto de não poder "confiar" na capacidade económica dos habitantes da região. No entanto, e com tendência de aumentar, o ASC pode sim contar com a renovada vaga de emigração no Norte do país. Mais um sinal de abandono, falhanço da administração central.
Resta o turismo, que com as companhias de baixo custo a trabalhar com o aeroporto podem muito bem contribuir para contrariar esta tendência.
Antes de mais, convinha ver o que diz a edição escrita. Parece-me que o texto online não é mais que um teaser: um responsável pelo consórcio Sonae-SdC não colocaria a dúvida se não a tivesse já colocado à BCG, e se não soubesse já a resposta e a pudesse dar.
O que me parece é que se tratam de dois estudos diferentes. O último avalia o potencial do aeroporto com uma nova gestão profissional e independente dos outros aeroportos.
O estudo antigo referia-se à capacidade de criação de valor com a gestão da ANA e sem independência face aos outros aeroportos. Tal como eu disse neste post:
http://norteamos.blogspot.com/2008/07/gesto-da-ana-pode-levar-20-anos-ter.html
O facto é o seguinte: o consórcio Sonae-SdC está comprador, pelo que não tem interesse em dizer que o aeroporto vale mais do que a realidade. No entanto, parece que o governo/ANA tem interesse em dizer que o aeroporto dá prejuízo. O que, para quem está em posição vendedora, é inacreditável.
Há várias explicações possíveis.
Uma, passa por um puro complexo colonialista sobre o norte.
Outra, passa pela necessidade de vender o aeroporto de Lisboa como algo valioso. É facil saber quanto vale a ANA como um todo, mas não quanto vale cada um dos aeroportos. Logo, quanto menor for o valor percepcionado do aeroporto do Porto, maior é o valor percepcionado do aeroporto de Lisboa. Se o actual aeroporto de Lisboa não for visto como valioso, o novo aeroporto nunca se fará...
Mais teorias?
P.S. Uma coisa é certa: tendo em conta que a BCG tem trabalhado com a ANA, teve acesso a documentação confidencial que lhe permite dizer quanto vale o aeroporto com alguma fiabilidade. Mesmo que não usem os documentos confidenciais de forma directa, sabem quais os melhores pressupostos a utilizar...
Enviar um comentário