20080801

Sonae e Soares da Costa oferecem mil milhões pelo Aeroporto do Porto

Sonae e Soares da Costa oferecem mil milhões pelo aeroporto do Porto
O consórcio formado pela Sonae e pela Soares da Costa oferece mais de 800 milhões de euros, a preços correntes, pela concessão do aeroporto do Porto num horizonte de 25 a 30 anos. Propõe-se ainda contribuir, durante este período, com mais de 200 milhões de euros para um fundo de promoção da região Norte como destino.

Aeroporto do Porto: Políticos e empresários do Norte mobilizam-se por gestão privada autónoma
"Os presidentes da Junta Metropolitana do Porto (JMP), Rui Rio, e de quatro associações empresariais do Norte vão defender quinta-feira, em conjunto, uma
decisão política que possibilite a gestão privada autónoma do Aeroporto Sá Carneiro.

No final da reunião, Rui Rio afirmou que a JMP, AEP e ACP "acordaram em, a partir de agora, trilhar caminhos em conjunto" no objectivo comum de "procurar que haja uma concessão a privados que permita que o Aeroporto Sá Carneiro tenha uma gestão autónoma", e não integrada num monopólio privado dos três maiores aeroportos do país, na sequência da concessão do novo Aeroporto de Lisboa."
Abertis e Frankfurt na corrida ao aeroporto do Porto
O consórcio Sonae/Soares da Costa está em negociações com sete grande grupos internacionais, cinco europeus e dois sedeados fora da Europa, com vista a seleccionar o parceiro, especialista em gestão aeroportuária, que acompanhará o núcleo nacional na corrida a uma eventual concessão da gestão do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Comentário: Para um aeroporto que dá prejuízo, mil milhões de euros (+ fee anual pela concessão) é muito dinheiro.

2 comentários:

Tuga Em Dublin disse...

Uhm...E se conseguissem convencer a Ryanair a montar a base (como queriam ha' uns meses), ainda mais voos tinha para o Porto a preco da chuva...O problema e' q ja' se decidiram por Santiago de Compostela. E para os operadores turisticos e especuladores imobilarios ia ser o verdadeiro jackpot... Eu ja' me contento com voos diarios :-P

mario carvalho disse...

Governo contra proposta da Sonae para o aeroporto Sá Carneiro


05/08/2008


O Governo já avaliou a proposta da Sonae e Soares da Costa para o Aeroporto Sá Carneiro: está contra o modelo proposto, que o Negócios tornou público na semana passada.

A posição não é oficial, mas são várias as razões que levam o Ministério das Obras Públicas a não estar querer entregar o Aeroporto do Porto pela proposta apresentada: o preço é considerado baixo (800 milhões durante 25 a 30 anos a preços correntes, que equivalem a pouco mais de 300 milhões quando actualizados à taxa de 10,3%, que o Ministério está a usar); porque o pagamento à cabeça é zero (é uma renda durante 25 a 30 anos); e porque esse preço não cobre o investimento de 500 milhões já realizado na expansão do Sá Carneiro (seria feito o "write off" do investimento, os juros continuariam na ANA).


fonte Bpionline

Leituras recomendadas