Provavelmente a aproximação do PIB regional de Lisboa à média da UE deveu-se a um excesso de endividamento público e privado que agora terá que ser desalavancado. Por isso, "a actual crise beneficiará o Norte e prejudicará Lisboa: tese já é suportada por dados empíricos":
Os sinais de desespero no modelo económico de Lisboa são visíveis e a nós cabe-nos protestar veementemente, permanentemente e profissionalmente contra cortes no investimento e despesa públicos territorialmente injustos, como por exemplo: «O PÚBLICO apurou que uma das maiores preocupações do Conselho de Administração da Refer está relacionada com troços da linha do Norte que precisam de intervenção urgente, nomeadamente no Ribatejo e entre Ovar e Gaia, onde a infra-estrutura está "presa por arames" porque, perante a expectativa da sua modernização, se deixou a manutenção em patamares mínimos. Agora, sem dinheiro, a solução passará por reduzir a velocidade dos comboios adequando-a às condições da linha. O novo cenário de contenção deverá levar também ao abandono das linhas do Corgo e do Tâmega e ao downgrade do projecto da linha do Douro que se limitará a uma requalificação entre Caíde e Marco de Canavezes, adiando-se a sua electrificação até à Régua».
- Exportação de calçado acelera - É caso para falar de um sector em contraciclo. As empresas portuguesas de fabrico de calçado atravessam nesta altura o melhor período dos últimos 10 anos, sobretudo no que toca à vertente da exportação.
- Exportações têxteis iniciam recuperação
- 2009/2010: Falências desaceleram em Braga, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Leiria, estabilizam em Vila Real e no Porto e aceleram no resto do Continente, nomeadamente Lisboa (+20%).
Os sinais de desespero no modelo económico de Lisboa são visíveis e a nós cabe-nos protestar veementemente, permanentemente e profissionalmente contra cortes no investimento e despesa públicos territorialmente injustos, como por exemplo: «O PÚBLICO apurou que uma das maiores preocupações do Conselho de Administração da Refer está relacionada com troços da linha do Norte que precisam de intervenção urgente, nomeadamente no Ribatejo e entre Ovar e Gaia, onde a infra-estrutura está "presa por arames" porque, perante a expectativa da sua modernização, se deixou a manutenção em patamares mínimos. Agora, sem dinheiro, a solução passará por reduzir a velocidade dos comboios adequando-a às condições da linha. O novo cenário de contenção deverá levar também ao abandono das linhas do Corgo e do Tâmega e ao downgrade do projecto da linha do Douro que se limitará a uma requalificação entre Caíde e Marco de Canavezes, adiando-se a sua electrificação até à Régua».
6 comentários:
mas a questão é evitar que o sistema lisboeta continue a viver à custa da riqueza criada nas outras regiões. o objectivo é obrigá-los a mudar de vida
pois. essa deve ser a nossa prioridade: dizer que o modelo deles é insustentável e que não deixaremos que vivam à nossa custa. e provavelmente quem temos que convencer é Bruxelas, Berlim e o cidadão comum que vive em Lisboa
mas isso só se consegue retirando-lhes poder político
até lá, temos que elaborar estudos/relatórios para demonstrar À UE que o spill over está errado, que nós é que exportamos, etc.
Trabalho de casa para enviar a quem manda no protectorado Portugal, isto é, Bruxelas, FMI, Berlim: «A prioridade do Partido do Norte deverá ser descobrir, denunciar, impedir estas injustiças e sabotagens ao nosso legítimo desenvolvimento. A Regionalização não é tão urgente. Urgente mesmo é nos protegermos do colapso da economia lisboeta.»
IMHO, o problema principal foi o crescente nº de lobbies venenosos/poderosos que se formarão na capital, no pos-25 de abril principalmente depois da entrada de Portugal na CEE. É so fazer uma analise de economia "em cima do joelho", e procurar os principais beneficiados no meio disto tudo... Não serão os grandes construtores e empresas do sector associadas, bem como os politicos com futuros tachos prometidos nessas empresas?
Quanto ao povo, estou como os homens da luta: "E o povo,pá?"
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