20100615

O Norte foi a tartaruga e Lisboa foi a lebre.

Provavelmente a aproximação do PIB regional de Lisboa à média da UE deveu-se a um excesso de endividamento público e privado que agora terá que ser desalavancado. Por isso, "a actual crise beneficiará o Norte e prejudicará Lisboa: tese já é suportada por dados empíricos":

Os sinais de desespero no modelo económico de Lisboa são visíveis e a nós cabe-nos protestar veementemente, permanentemente e profissionalmente contra cortes no investimento e despesa públicos territorialmente injustos, como por exemplo: «O PÚBLICO apurou que uma das maiores preocupações do Conselho de Administração da Refer está relacionada com troços da linha do Norte que precisam de intervenção urgente, nomeadamente no Ribatejo e entre Ovar e Gaia, onde a infra-estrutura está "presa por arames" porque, perante a expectativa da sua modernização, se deixou a manutenção em patamares mínimos. Agora, sem dinheiro, a solução passará por reduzir a velocidade dos comboios adequando-a às condições da linha. O novo cenário de contenção deverá levar também ao abandono das linhas do Corgo e do Tâmega e ao downgrade do projecto da linha do Douro que se limitará a uma requalificação entre Caíde e Marco de Canavezes, adiando-se a sua electrificação até à Régua».

6 comentários:

António Alves disse...

mas a questão é evitar que o sistema lisboeta continue a viver à custa da riqueza criada nas outras regiões. o objectivo é obrigá-los a mudar de vida

Jose Silva disse...

pois. essa deve ser a nossa prioridade: dizer que o modelo deles é insustentável e que não deixaremos que vivam à nossa custa. e provavelmente quem temos que convencer é Bruxelas, Berlim e o cidadão comum que vive em Lisboa

António Alves disse...

mas isso só se consegue retirando-lhes poder político

Jose Silva disse...

até lá, temos que elaborar estudos/relatórios para demonstrar À UE que o spill over está errado, que nós é que exportamos, etc.

Jose Silva disse...

Trabalho de casa para enviar a quem manda no protectorado Portugal, isto é, Bruxelas, FMI, Berlim: «A prioridade do Partido do Norte deverá ser descobrir, denunciar, impedir estas injustiças e sabotagens ao nosso legítimo desenvolvimento. A Regionalização não é tão urgente. Urgente mesmo é nos protegermos do colapso da economia lisboeta.»

Netshark disse...

IMHO, o problema principal foi o crescente nº de lobbies venenosos/poderosos que se formarão na capital, no pos-25 de abril principalmente depois da entrada de Portugal na CEE. É so fazer uma analise de economia "em cima do joelho", e procurar os principais beneficiados no meio disto tudo... Não serão os grandes construtores e empresas do sector associadas, bem como os politicos com futuros tachos prometidos nessas empresas?
Quanto ao povo, estou como os homens da luta: "E o povo,pá?"

Leituras recomendadas