em termos operacionais até faz sentido. guillarei é o mais importante nó ferroviário da região. eu como sou um galeguista convicto até não me desgrada. desde que os comboios regionais da linha do minho passem obviamente a ter lá a sua origem.
Pois fazia sentido e até ao nivel de mercadorias podia ter também a sua lógica. Não entendo muito disto mas um terminal ferroviario a servir as duas plataformas logisticas poderia ter o seu valor.. E os regionais do Minho lá era bom, assim podiamos apanhar logo comboios para o resto da Europa.
Em Guillarei passam actualmente dois comboios de longa distância que ligam a Galiza (Vigo e Corunha) a Barcelona. Uma das ligações é feita com novo material bi-bitola ALVIA que além Zaragoza já utiliza a nova linha de alta velocidade, poupando assim duas horas na extensa viagem.
O comboio nocturno, ainda feito com carruagens de compartimentos + literas + compartimentos vai ser substituido por material moderno Talgo Tren Hotel*
* não que as carruagens em serviço sejam má rés.
A ideia de fazer nascer os comboios do Minho em Guillarei é futurista e bem-vinda. O Minho passaria a dispôr de nove ligações internacionais (ou regionais, conforme entendam). Ao nível do que de melhor se faz por essas fronteiras fora.
Ainda há traçados alternativos de uma obra que dizem estar pronta em 2013??
ResponderEliminarPelos vistos está resolvida a questão do centro de Braga, o comboio vai mesmo ficar se pelo lado oeste da cidade..
Nem um metro da linha do Minho aproveitado, como falamos aqui...Mas o mais grave é que nem sequer há uma ligação entre as duas linhas em Valença...
em valença basta reactivar umas centenas de metros da antiga ligação valença-monção para se levar a via clássica à via de VE. espero que o façam.
ResponderEliminaraqui para nós, a ligação com a linha convencional vai ser é em guillarei, passando a mais do que prometida estação de valença para guillarei...
ResponderEliminarem termos operacionais até faz sentido. guillarei é o mais importante nó ferroviário da região. eu como sou um galeguista convicto até não me desgrada. desde que os comboios regionais da linha do minho passem obviamente a ter lá a sua origem.
ResponderEliminarPois fazia sentido e até ao nivel de mercadorias podia ter também a sua lógica. Não entendo muito disto mas um terminal ferroviario a servir as duas plataformas logisticas poderia ter o seu valor.. E os regionais do Minho lá era bom, assim podiamos apanhar logo comboios para o resto da Europa.
ResponderEliminarEm Guillarei passam actualmente dois comboios de longa distância que ligam a Galiza (Vigo e Corunha) a Barcelona.
ResponderEliminarUma das ligações é feita com novo material bi-bitola ALVIA que além Zaragoza já utiliza a nova linha de alta velocidade, poupando assim duas horas na extensa viagem.
O comboio nocturno, ainda feito com carruagens de compartimentos + literas + compartimentos vai ser substituido por material moderno Talgo Tren Hotel*
* não que as carruagens em serviço sejam má rés.
A ideia de fazer nascer os comboios do Minho em Guillarei é futurista e bem-vinda.
O Minho passaria a dispôr de nove ligações internacionais (ou regionais, conforme entendam). Ao nível do que de melhor se faz por essas fronteiras fora.
E ainda há os comboios para Madrid e um para Bilbao
ResponderEliminar