20081021

PIDDAC 2009

Dotações do PIDDAC 2009 para alguns Concelhos significativos :



Fonte: OE/PIDDAC 2009

Eu nem me dou sequer ao trabalho de calcular a relação investimento por habitante para, por exemplo, os concelhos de Porto e Gaia, aos quais pertencem, respectivamente, a segunda e terceira cidades mais populosas do País. Ou então, no entender de muitos, uns pelas melhores e outros pelas piores razões, uma única cidade, a mais populosa de Portugal. No entanto, fico à espera das pavlovianas reacções do costume. Aposto que não haverá imediatas republicações desta imagem em certos espaços. E aposto singelo contra dobrado!

6 comentários:

  1. Lamento a pessoalização da discussão. Ficaria melhor assumir o erro do mapa publicado anteriormente.

    ResponderEliminar
  2. António, dois comentários:
    1- está numa lógica provocadora desproporcionada face aos comentários que recebeu no post anterior.

    2- Embora o Governo chegue a inscrever no PIDDAC o investimento em iluminação de campos de futebol pelados, discordo que a análise por concelhos seja legítima. Aliás. até a análise por distritos isolados é errónio (o adequado são grupos de distritos). Qualquer dia estamos a fazer a análise por freguesia e a dizer que há algumas que não recebem nada. O papel do Governo nacional não é fazer investimentos locais. É fazer investimentos intermunicipais, regionais e nacionais.

    O grande problema é que o PIDDAC continua a incluir investimentos locais...

    ResponderEliminar
  3. Os investimentos no país não deviam ser somente vistos em termos de gastos por habitante. Esta forma nunca será justa, devido às diferenças entre as diversas "áreas" do país. Deve-se gastar o dinheiro onde há mais carências. Desta forma, Lisboa, Porto, Litoral deveriam ser menos prioritisados em relação ao interior.

    ResponderEliminar
  4. Meus caros,

    Limitei-me a manipular números, do mesmo modo que alguns manipulam a associação de um mapa ao suposto 'centralismo' do Porto, para demonstrar a desonestidade intelectual com que alguns encaram estas questões. Estou farto da estupidez portofoba e do paroquialismo néscio de pessoas como o senhor Pedro Morgado. Como se um qualquer putativo erro num mapa fosse razão suficiente para ele saltar, qual mastim raivoso de dentes afiados, a terreiro espumando e rosnando. Estou farto destes comportamentos inconsequentes e prejudiciais e não caminho nesta causa ao lado de tal gente. Não dou mais para esse peditório! Aliás, cada vez mais me convenço que o Porto, entendido aqui como a Grande Área Metropolitana, perde tempo e energias a tentar motivar 'este' Norte para melhor um destino comum. O melhor é cada um tratar da sua vida. E aí já nós sabemos quem mais perde.

    ResponderEliminar
  5. Só um esclarecimento em relação à hierarquia das cidades(em população). Ou consideramos as cidades como concelhos ou como Grandes Áreas Metropolitanas(GAM).

    Se considerarmos as GAM:

    1ªLisboa 2.675.000 habitantes
    2ªPorto 1.679.854
    3ªMinho 798.043
    4ªCoimbra 455.356
    5ªAlgarve 411.513
    6ªAveiro 364.973
    7ªViseu 354.162

    Se considerarmos os concelhos:

    1ºLisboa 564.657
    2ºSintra 363.749
    3ºGaia 307.444
    4ºPorto 240.000
    5ºLoures 199.059
    6ºAmadora 175.872
    7ºBraga 175.063

    É errado dizer que o Porto é a 2ª maior cidade e Gaia a 3ª. Se Gaia é considerado uma cidade, então Porto é a 4ª maior cidade.

    ResponderEliminar