20070629

Luís Filipe Menezes eleito presidente do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular


O presidente da câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, foi eleito presidente do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, uma associação transfronteiriça que integra, a partir de hoje, 28 cidades da Galiza e do norte de Portugal.
Luís Filipe Menezes sucede ao alcaide de Vigo, Xosé Sánchez Bugallo.A eleição teve lugar na reunião da Comissão Executiva desta associação, que tem como objectivo fundamental o desenvolvimento económico, social, cultural, científico e tecnológico das cidades e regiões que lhe pertencem. Na reunião foi também decidida a integração, já prevista, de dez novas cidades — as galegas Carballo, Vivieiro, Lalín, Verín e Barco de Valdeorras e as portuguesas Matosinhos, Vila do Conde, Mirandela, Barcelos e Famalicão.As cidades que já integravam o Eixo Atlântico eram nove do norte de Portugal (Braga, Bragança, Chaves, Guimarães, Peso da Régua, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Vila Nova de Gaia) e outras tantas da Galiza (Corunha, Ferrol, Lugo, Monforte de Lemos, Ourense, Pontevedra, Santiago de Compostela, Villagarcia de Arousa e Vigo). Luís Filipe Menezes anunciou que vai apresentar o programa do seu mandato na próxima Assembleia-Geral do Eixo Atlântico, que decorrerá em Gaia, no próximo dia 10 de Julho.O autarca referiu que uma das suas prioridades será reforçar o papel da associação como interlocutor da euro-região Norte Portugal-Galiza, ante os governos de Madrid e Lisboa, assim como das instituições da União Europeia.Nesse sentido, Menezes anunciou já a intenção de pedir, na sua qualidade de presidente do Eixo Atlântico, uma audiência a Durão Barroso, para apresentar à Comissão Europeia a realidade da euro-região do Noroeste Peninsular.A ligação ferroviária entre o Porto e as cidades de Vigo, Santiago de Compostela e Corunha é outra questão que será debatida durante o mandato de Menezes, de dois anos. Luís Filipe Menezes defende que a ligação deverá ser efectuada em velocidade elevada (até 220 quilómetros/hora) e não em alta velocidade (300 a 320 quilómetros/hora), dadas as curtas distâncias entre estas cidades.

5 comentários:

  1. antigamente era Gallaecia, uma naçom independente

    Hoje é uma naçom dividida em 2 países com várias naçons e povos e hoje é uma euro-regiom chamada "Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular".

    Será que no futuro sera independente e terá o seu correcto nome?

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  2. Pedro pelo que vejo no teu blog, acho que nao deves ter ilusoes. Infelizmente não estou a ver a ligaçao de alta velocidade a passar por Braga.
    Lembra-te que estas coisas são delineadas pensando à escala ibérica, Portugal e Espanha, Lisboa e Madrid.

    Acho que é como o Garcia disse. Só se o noroeste fosse independente é que a ligação ferroviária passaria por Braga para se potencializar o noroeste ao máximo e também por responsabilidades históricas, já que Braga era a antiga capital do noroeste e tambem porque actualmente é das cidades mais importantes desta area. Mas como disse, pensando à escala ibérica não estou a ver eles preocuparem-se em incluir Braga.

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  3. bloggers,

    Como não vivo a Norte do Douro, "jogo" por fora.
    A ligação ferroviária rápida Porto-Galiza é imprescindível e urgente.
    Conhecendo a distribuição geográfica da zona e na hipótese de ser uma ligação rápida, a qual não exigirá outro tipo de linhas, dificilmente será possível outro traçado que não aproveite a rede existente e, consequentemente, aproveitar as paragens mais importantes e significativas da mesma.

    ctos,
    joão Moreira

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