20090930

Só peço que o Norte peça a Independência e saída deste lodaçal que no sul criararm

No meio do debate sobre o lodaçal lisboeta onde políticos corruptos, Cavaco, Portas, Sócrates, afundam o território chamado de Portugal, há alguém que exclama: Só peço que o Norte peça a Independência e saida deste lodaçal que no sul criaram.

PS: Felizmente estes políticos nunca tiveram o meu voto.

20090929

O probelma do PSD não foi a Mensagem, mas sim o Mensageiro

Alguns comentários sobre a situação económica actual e a derrotas das sensatas propostas do PSD, aqui.

20090928

Quem não deve não teme

Nunca vi o líder de um partido vencedor das eleições tão nervoso quanto à necessidade de indigitação do primeiro-ministro pelo Presidente da República.

Só vejo uma hipótese para o receio: o PR estava mesmo a ser escutado e José Sócrates acredita que aquele tenha provas.

Alguns comentários sobre os resultados

  • Na Extremadura espanhola já se festeja a vitoria do Ps;
  • Não acertei nas minhas previsões de fragmentação e emergência do Regionalismo.
  • Apesar de tudo o PS perde sobretudo a Norte e no Algarve, onde a economia patrocinada pelo Estado tem menos peso;
  • PSLopes se ganhar em Lisboa pode tomar conta da liderança e assim contibuir para o fim do PSD centralista e dos interesses;
  • PSDPorto perdeu: LFMenezes, MACosta que não souberam apoiar o defensor da Regionalização PSLopes há 1 ano atrás, vem agora pedir a substituição de MFleite. Não tem um mínimo de lastro. Imaginam que o PPCoelho virará regionalista ou que será alguma coisa diferente de Socrates 2.0. Já agora, alguém que explique a LFMenezes que não há voluntarismo e improviso que resolva os problemas de excesso de endividamento. LFMenezes faz o papel de parolo e deslunbrado ao insistir nesta tese. O improviso e voluntarismo resulta quando muito nas autarquias e em pequena escala.
  • Estas eleições foram uma perda de tempo. Quase nada mudou. Como Joaquim Aguiar dizia ontem na RTPN, o elitorado não quer quem lhe traga más notícias. Traduzido para psicanálise de algibeira, o eleitorado está em estado de Negação sobre as dificuldades económicas e acredita em promessas de expansões caras de Metros do Porto, TGVs e afins. Esse mesmo eleitorado é o que vai sofrer mais. A diferença entre a fantasia e a realidade será ainda mais abrupta.

20090927

Como tinha previsto: Segundo o Insurgente, parece que o PNR elege um deputado em Lisboa.

A dispersão de votos é positiva.

Derrotados do PSD: JPPereira, Cavaco (o bluff)

Afinal de contas, tanta «boa moeda» deu no que deu... o Rangel teria feito melhor....

Outros vencedores do PSD: Pedro Santana Lopes

Provavelmente Santana em 2005 teve mais votos do que MFLeite...

«Com estes resultados vamos deixar de ter preconceitos em fugir aos impostos»

Na empresa onde familiares meus trabalham, sempre houve um comportamento ético de não fugir aos impostos, mesmo sendo prejudicado por concorrentes que o fazem. Estes resultados motivam um ditado «à terra que fores ter, faz como vires fazer».

Um vencedor portuense esta noite: Paulo Rangel

Levou o PSD a ganhar em Junho, coisa que MFleite aparentemente não conseguiu.

Daqui por 10 se saberá se a noite será engraçada ou o início de uma desgraça

Prefiro que seja engraçada (derrota do PS).

20090926

A não vitória do PSD é sobretudo a derrota do Norte

  • Significa que o PS e suas políticas Centralistas e Drenadoras que beneficiam os portugueses residentes na zona de Lisboa, vão continuar.
  • Significa, como os resultados irão provar,que os eleitores do PSD fora de Lisboa já não conseguem vencer os elitores do PS, sobretudo localizados em Lisboa.
  • Significa que o PSD que tem a sua base de apoio fora de Lisboa e fora do Alentejo, substitui um lider, aventureiro, deslumbrado e pouco rigoroso, por um lider lisboeta que mal conhece o Norte e que não tem força para nos defender.
Declaração de interesses: Apesar de não votar no PSD desejo que este partido ganhe as eleições.

20090924

A capital do «Crony Capitalism»

During the last 20 years, “Greenspan and Bernanke introduced crony capitalism to the West, which is leading to a lost decade(s),” Jim Rogers writes.

Wikipedia: Crony capitalism is a pejorative term describing an allegedly capitalist economy in which success in business depends on close relationships between businesspeople and government officials. It may be exhibited by favoritism in the distribution of legal permits, government grants, special tax breaks, and so forth.

O neo-liberalismo interesseiro transformou-se em «Crony Capitalism». A capital portuguesa do «Crony Capitalism» é Lisboa e o partido que mais o pratica é o PS, obviamente.

O Capitalismo tem que deixar de ser «Crony». Este deveria ser o cobjectivo de todos os partidos, incluindo o BE e PCP.

O Norte também o tem, embora de reduzida dimensão face a Lisboa: Mota-Engil, Soares da Costa, JP Sá Couto, etc.

20090923

Viva a Monarquia !

José Maria Martins:
(...)
Infelizmente , Cavaco Silva foi grande quando falou contra o PSD - quantos cobardes existem em Portugal que atacam o Dr. Durão Barroso! - e destruiu Santana Lopes.
Mas Cavaco Silva vai gastando milhões de euros anuais para nada fazer e para deixar Sócrates deslizar Portugal para a fossa!
Mas gasta milhões de euros em quê? Para quê? Qual a utilidade do PR?
Cavaco Silva ajudou o PS na campanha eleitoral quando depois de dizer que só após as eleições falaria do caso das escutas à si feitas, alegadamente, afinal demitiu o Fernando Lima e com isso deu o vento ao PS que era necessário para levar o PS a ganhar as eleições.
Quantos PSDs se sentiram traídos, enganados por Cavaco Silva?
O PR que tenha bem presente uma coisa: O seu acessor nunca agiria sem ter o agreement de Cavaco Silva, logo esta embrulhada toda teve Cavaco Silva como principal protagonista.
Com esta actuação Cavaco Silva prejudicou o PSD, enganou os portugueses que nele votaram.
Apesar de andarem para aí uns palermas, acéfalos, nos blogues a defender Cavaco Silva, não passam de verbos de encher , que escrevem nos seus blogues o que lhes mandam escrever os seu "amigos", quando se soubessem um mínimo da vida prática saberiam que a demissão de Fernando Lima foi o beijo de Judas que Cavaco Silva deu no PSD!
(...)

31 da Armada : O extraordinário caso das «escutas» em Belém fez mais pela demonstração das virtudes de uma monarquia constitucional do que mil bandeiras hasteadas.

20090922

Cavaco trai o Norte, outra vez !

Comentário pertinente:

O PSD é mais uma vez vítima da inabilidade política de Cavaco Silva. Este conseguiu perder as primeiras presidenciais para Jorge Sampaio, entalou Fernando Nogueira, traiu o PSD ao juntar-se à esquerda para fazer cair Santana Lopes, e agora, sem querer, “encavou” Manuela Ferreira.

O PSD e o centro-direita têm de se emancipar de Cavaco Silva. Este e a sua “corte” vivem completamente desfasados da realidade, tendo-se em demasiada conta. O messianismo que rodeia Cavaco não permite ver os limites da sua influência. Não estamos em 1994, mas em 2009. Cavaco já não tem o mesma peso de outrora, porque não controla o orçamento do Estado, nem os grupos sociais e empresários que o apoiaram têm a mesma força, depois de tantos anos de Estado-PS e de empobrecimento do país. O PS não esteve este tempo todo no poder sem tentar “moldar” o eleitorado aos seus interesses eleitorais. Tudo é feito nesse sentido, desde o RSI até aos investimentos públicos que concentram o crédito no Estado-PS e criam ainda mais dependência do sector privado em relação ao poder político.

E depois esquece-se que Portugal tem uma Democracia condicionada, não permitindo que um presidente oriundo do centro-direita faça a um governo socialista o que Soares e Sampaio fizeram a governos PSD. Não por acaso, Francisco “a voz do dono” Louçã pediu a demissão de Cavaco sem que ninguém defendesse o presidente. Cavaco terá tentado fazer ao PS o que os seus antecessores fizeram ao PSD, fê-lo mal, entalou-se e ao PSD. Resta saber com que consequências.

Ironicamente, mas não por acaso, à direita do PS só o CDS e Paulo Portas saem ilesos desta trapalhada, simplesmente porque Portas (que nunca gostou, e muito menos tem qualquer culto de personalidade por Cavaco) sabe bem o que a casa gasta, e por isso foi bastante parco em comentários sobre este episódio, tendo continuado a sua campanha centrada nos temas que lhe interessa e ao seu partido. Tivesse o PSD feito mesmo e não estaria nesta alhada.

================

José Silva: O PS governa para a região de Lisboa. O PSD tem a base eleitoral fora de Lisboa mas os seus actuais lideres não tem credibilidade para defenderem o resto do pais, conforme o afirmo aqui.
Cavaco com a ajuda desnecessária ao PS e seus interesses centralistas e drenadores, trai novamente o Norte, que lhe deu a vitória em 2006 (Cavaco obteve 57% dos votos a norte do Mondego). A traição do PSD elitista e lisboeta à sua base de apoio que está fora de Lisboa passa a ter mais um episódio:
  • 1989, Cavaco: «Portugal é demasiado pequeno para ter um desenvolvimento multipolar; por isso apostemos tudo na única região que tem possibilidades...»
  • 1995: Sabotagem/falta de solidariedade com os populistas/reginalistas do PSD: Fernando Nogueira;
  • Negar a Regionalização em 1998 e ainda hoje;
  • 2005: Sabotagem/falta de solidariedade com os populistas/reginalistas do PSD: Santana Lopes;
  • 2008: Sabotagem/falta de solidariedade com os populistas/reginalistas do PSD: Luís Filipe Menezes;
  • 2009: Cavaco por inabilidade ou incompetência transforma o PS em vítima de conspiração a 1 semana das eleições.


Leituras recomendadas