tag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post756557630918325572..comments2023-10-20T17:11:39.920+01:00Comments on Norteamos: TGVs: Uma imagem vale por 1000 palavrasJose Silvahttp://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-65535361349576521712009-01-23T01:18:00.000+00:002009-01-23T01:18:00.000+00:00Uma forma de tornar mais barato o CVE P-M-V é faze...Uma forma de tornar mais barato o CVE P-M-V é faze de i,ediato a ligação Trofa-Asc ou Nine-ASC transferindo o canal da linha Vermelha do MPorto para comboio.Jose Silvahttps://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-47913038695134909402009-01-22T19:11:00.000+00:002009-01-22T19:11:00.000+00:00Parece-me que a grande questão com a linha do minh...Parece-me que a grande questão com a linha do minho é que o TGV deve obrigatoriamente servir Braga adequadamente. Não me parece que o faça desviando em Nine.PMShttps://www.blogger.com/profile/04570326606576069252noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-21275636369703171512009-01-22T16:56:00.000+00:002009-01-22T16:56:00.000+00:00Quanto à linha do Douro completamente de acordo.E ...Quanto à linha do Douro completamente de acordo.<BR/><BR/>E se houver um aproventiamento da linha do Minho também é bom, mas parece-me complicado em termos geográficos "apanhar" Braga e o aeroporto e aproveitar a linha do Minho, no entanto não acho impossivel. Até porque de Ponte de Lima para norte o relevo nao é propriamente fácil e ai a actual linha do Minho teria o seu papel.Rui Rochahttps://www.blogger.com/profile/04650592597984523016noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-78208206152337974632009-01-22T15:37:00.000+00:002009-01-22T15:37:00.000+00:00Salem,A linha do Douro como está não é viável para...Salem,<BR/><BR/>A linha do Douro como está não é viável para transporte de mercadorias. Precisa de investimento. Porem, como escreveu no Norteamos, Manuel Tão , especialista em economia de transportes, os investimentos necessários para tal são insignificantes face à alternativa Aveiro-Salamanca em mercadorias. Além do mais pode-se juntar a valência turística.<BR/><BR/>O traçado do CVE Porto-Minho-Vigo pode ter várias alternativas como prova os estudos prévios da Fase: http://norteamos.blogspot.com/2008/03/moptc-pode-colocar-online-o-estudo-da.html<BR/><BR/>Quanto mais litoral ou quanto mais aproveitar o traçado da linha do Minho, mais barato fica, o que não pode ser desprezado na conjuntura actual.<BR/><BR/>Para resolver as questões paisagísticas, há sempre a hipotese de tuneis.Jose Silvahttps://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-19330803962434717902009-01-22T13:13:00.000+00:002009-01-22T13:13:00.000+00:00PMS,Essa linha que sugere está projectada, não sei...PMS,<BR/><BR/>Essa linha que sugere está projectada, não sei se passa ou não em Grandola, mas fará qualquer coisa como Sines - Casa Branca - Evora - Badajoz. Entre Evora e Bdajoz será paralela á linha de AV.<BR/><BR/>José Silva,<BR/><BR/>Recentemente no porto de Leixões garantiram-me que a Linha do Douro era inviável para o efeito que diz, no entanto confesso que os argumentos não me convenceram e tal como o josé silva, continuo a defender a linha do douro como alternativa a Aveiro Salamanca.<BR/><BR/>Quanto ao trsçado de raiz pelo litoral mantenho a opinião de que os custos urbanisticos e ambientais são muito elevados. Não há poupança nenhuma que pague os estragos feitos que seriam ao nível da destruição de paisagens, montanhas, e aglomerados urbanos.Rui Rochahttps://www.blogger.com/profile/04650592597984523016noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-32100561752840340632009-01-22T12:33:00.000+00:002009-01-22T12:33:00.000+00:00Bem, após ver essa imagem, torna-se bastante óbvio...Bem, após ver essa imagem, torna-se bastante óbvio que a Linha Minho Litoral está claramente subaproveitada...<BR/><BR/>Torna-se também óbvio que, quanto muito, bastaria constuir linhas novas nas zonas mais lentas.<BR/><BR/>Parece-me também que é necessária uma linha (não precisa ser alta velocidade) de Grândola até perto de évora para servir Sines.<BR/><BR/>E faria sentido o upgrade de olhão a VRSanto António.PMShttps://www.blogger.com/profile/04570326606576069252noreply@blogger.com