tag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post7286833670778238663..comments2023-10-20T17:11:39.920+01:00Comments on Norteamos: Nem Ota nem mega-Alcochete IV: Imprensa americana revela: Séria crise no crédito provocará crise na aviação comercial e exploração de aeroportosJose Silvahttp://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-60652090209651022022007-12-09T03:43:00.000+00:002007-12-09T03:43:00.000+00:00Caro Fernando, 1- Quando um aeroporto é mal gerido...Caro Fernando, <BR/><BR/>1- Quando um aeroporto é mal gerido, a solução não é construir um novo aeroporto, é mudar a entidade gestora. O aeroporto está a 65% da capacidade. Se não funciona é porque não o sabem gerir. E se não o sabem gerir é porque lho permitem assegurando um monopólio não regulado.<BR/><BR/>2- A decisão de construir um novo aeroporto deve ter em conta análises de cenários de crescimento da procura, e essas análises devem ter em conta os dados mais recentes. Mas continuam-se a usar projecções que pressupõe crescimento económico elevado e petróleo barato. Porquê?<BR/><BR/>Segundo os estudos anteriores, a Portela já estaria esgotada. No entanto, ainda está a 65% da capacidade. <BR/><BR/>Aqui no Norteamos não temos nada contra um novo aeroporto, desde que seja uma solução realista. Aliás, este post em concreto defende a não construção de soluções megalómanas, aceitando no entanto a solução Alcochete (como "+1"), mas construida de forma modular, para evitar excessos de capacidade significativos, e por conseguinte, desperdicio de recursos.<BR/><BR/>Quanto às guerras regionais, também somos pouco adeptos. Tanto que ficamos bastante aborrecidos com a "ideia peregrina" de pagar o aeroporto de Lisboa com os aeroportos do Porto e Faro. Meteram-nos ao barulho porquê? Pagamos com os nossos impostos, tudo bem. Agora pagar também com as nossas infraestruturas, que é suposto servirem as nossas regiões, isso já não está certo.<BR/><BR/>De resto, concerteza já terá reparado que norte e lisboa estão bastante unidos na luta contra as soluções megalómanas.<BR/><BR/>Mas a propósito disso tudo já se defendeu sobre a posição do norte: que nós é que queríamos fechar a Portela, que nós é que queríamos a Ota, etc. Tudo para lixar Lisboa. <BR/>Depois passaram a dizer que queriamos manter a Portela para lixar Lisboa. Haja paciência. Defendemos soluções económicas para o país e que permitem a Lisboa ter um bom serviço aeroportuário, responder a um nível superior de procura e a futuras expansões no futuro, e manter a enorme vantagem competitiva que é ter um aeroporto junto à cidade. Somos contra uma solução que sai mais cara a todos, não permite expansões futuras, terá taxas aeroportuárias elevadas, e fica super longe da cidade. É possível desejar uma solução mais favorável a Lisboa? Não vejo como.PMShttps://www.blogger.com/profile/04570326606576069252noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-81891215706305062732007-12-08T16:41:00.000+00:002007-12-08T16:41:00.000+00:00Desculpa "norteamos", mas não me parece que sejas ...Desculpa "norteamos", mas não me parece que sejas uma pessoa conhecedora sobre o assunto, embora queiras parecê-lo.<BR/>Eu não tenho opinião formada sobre a localização do novo aeroporto. Sou da Serra da Estrela e as guerrinhas regionais algo doentias não me dizem nada!<BR/>Pergunto se conheces o aeroporto em Lisboa?! Conheces?? Pelos comentários, não acredito. Portugal precisa de um novo aeroporto e os custos e localização têm de ser bem ponderados para não andarmos a pagar com os nossos impostos projectos mal estruturados e que só servem alguns.<BR/>Mas que o aeroporto da Portela, em Lisboa, não tem condições para a utilização que lhe dão, isso é inquestionável, meu amigo.<BR/>É preciso conhecer as coisas, estar informado e, sobretudo, emitir opiniões fundamentadas, livres de preconceitos que distorcem a realidade.<BR/><BR/>Fernando Pedrofernandohttps://www.blogger.com/profile/04003014473393646475noreply@blogger.com