tag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post5779703295978252529..comments2023-10-20T17:11:39.920+01:00Comments on Norteamos: Reabrir ao Tráfego Ferroviário o Douro Internacional (V)Jose Silvahttp://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-85049256720131582862007-07-12T13:55:00.000+01:002007-07-12T13:55:00.000+01:00Existe um pequeno problema na minha perspectiva, o...Existe um pequeno problema na minha perspectiva, o dinheiro para que tal aconteça. No actual panorama nacional este governo não está muito interessado em investir na ferrovia, a não ser a alta velocidade o obras pontuais na linha do norte que esta em certos pontos toda "rebentada" literalmente, como seja o troço entre Gaia e Valadares.<BR/>Penso que com a chegada dos privados e o esforço que estes irão fazer para ter clientes a ferrovia ficará a ganhar, mas canais livres em algumas linhas nacionais começa a ser algo dificil de encontrar sem ser de madrugada.<BR/><BR/>Cumprimentos<BR/>Pedro Costa<BR/>http://comboiosdonorte.fotopic.netAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-46899223328607742742007-06-14T15:53:00.000+01:002007-06-14T15:53:00.000+01:00Boa tardeExiste um situação que é incrível e que s...Boa tarde<BR/><BR/>Existe um situação que é incrível e que se passa na linha do Minho:<BR/> <BR/>1) O preço de um bilhete Barcelos-Porto custa mais do dobro que um Braga-Porto, isto apesar de Barcelos ser mais perto do Porto que Braga.<BR/>2) A viagem dura mais tempo.<BR/>3) O comboio é bastante pior.<BR/>4) Os horários estão desfasados da procura.<BR/> <BR/>Seria importante que a comunicação social se referisse a este problema.<BR/> <BR/>Cumprimentos<BR/>António SoucasauxEURICOhttps://www.blogger.com/profile/05957763799742638197noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-16575234329824296682007-06-14T12:05:00.000+01:002007-06-14T12:05:00.000+01:00Caro José Silva,O transporte marítimo de curta dis...Caro José Silva,<BR/><BR/>O transporte marítimo de curta distância também tem o seu papel imprescindível a desempenhar no alívio das estradas Europeias.<BR/><BR/>Mas a relação de vantagem relativamente ao caminho de ferro não se pode expressar apenas em questão de ton-km, há que atender ao tipo de comodidade transportada, ao seu valor do tempo, e à rapidez, que é claramente superior no caminho de ferro. <BR/><BR/>Mesmo para destinos e origens como Paris (a partir do Porto), há que atender à rapidez que é mais elevada no comboio, mesmo com 2 horas de mudança de eixos em Hendaye para os vagões Transfesa. A opção Porto-Paris via "mar", é no fundo Leixões-Le Havre, e também conta com algum tempo de transferência para o modo terrestre complementar. <BR/><BR/>Há uma certa tendência para a "continentalização" dos mercados na UE, com a entrada recente de muitos novos Estados-Membros da Europa Central, que nem sequer têm mar. Mas mesmo só contando com Madrid, Barcelona, Norte de Itália, Paris e Alemanha, e a dependência em mais de 90% do modo rodoviário para as cargas, há espaço para o pleno desenvolvimento do transporte marítimo de curta distância, a par com o fortalecimento do transporte ferroviário internacional de mercadorias, onde terá cada vez mais peso a concorrência entre múltiplos operadores.MMThttps://www.blogger.com/profile/11743879084032668195noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-12497533601024329812007-06-14T01:36:00.000+01:002007-06-14T01:36:00.000+01:00Caro professor,Confirma que o transporte ferroviár...Caro professor,<BR/><BR/>Confirma que o transporte ferroviário custa em média 2 vezes mais que o marítimo, medido por Km/tonelada ?<BR/><BR/>Se assim for, significa que a ferrovia Douro apenas conseguirá competir nos trajectos para o centro e leste de Espanha, Sul de França e Norte de Itália ? <BR/><BR/>Para outros destinos europeus o embarque em navio ficará mais barato ?Jose Silvahttps://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.com