tag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post4338692698331596317..comments2023-10-20T17:11:39.920+01:00Comments on Norteamos: Alargar as alternativas em análise para a linha OcidentalJose Silvahttp://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-47835674359730351282009-04-08T20:14:00.000+01:002009-04-08T20:14:00.000+01:00não, não é isso. o que eu quero dizer é que qualqu...não, não é isso. o que eu quero dizer é que qualquer via estruturante duma região com 1,6 mega pax terá sempre muito mais tráfego que via equivalente numa regio com 200 k pax. o campo alegre e a diogo botelho são umas das vias de acesso à baixa do porto para quem vem de Matosinhos e para quem vem do sul via arrábida.<BR/>uma linha de eléctrico na marginal, justifica-se, mas apenas como canal complementar.António Alveshttps://www.blogger.com/profile/08596850475310244335noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-78944613239836429732009-04-08T18:32:00.000+01:002009-04-08T18:32:00.000+01:00Se percebi bem, está a dizer que 1,6 milhões de ha...Se percebi bem, está a dizer que 1,6 milhões de habitantes da AMporto vão passar por Diogo Botelho, é isso ?!?!?Jose Silvahttps://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-91606431042003435482009-04-08T18:30:00.000+01:002009-04-08T18:30:00.000+01:00Como já escrevi o problema não é do Fluvial para D...Como já escrevi o problema não é do Fluvial para Diogo Botelho, mas sim do Fluvial para SBento.<BR/><BR/>Relativamente ao trafego, tem parte da razão. A linha marginal sozinha não fica em cima de qualquer trafego. Porém se houver ligações entre cotas (escadas rolantes, elevadores, shuttle bus) consegue-se captar o trafego respectivo.<BR/><BR/>É este o meu ponto. Estamos a adoptar a solução mais cara (entre Sbento e Fluvial) sem considerarmos alternativas lowcost, apropriadas à conjuntura.<BR/><BR/>Quanto à Diogo Botelho, que não é o essnecial, para quê exclusivo ? Como ilustro em cima, há soluções que não obrigam há exlusividade. Seria aceitável um troço de 1000 mts em que o «metro» convivesse com automóveis e depois voltasse a canais próprios. Anyway, Diogo Botleho não é o essenvial.Jose Silvahttps://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-47948658514273314252009-04-08T18:01:00.000+01:002009-04-08T18:01:00.000+01:00o canal de metro da marginal nunca gerará o volume...o canal de metro da marginal nunca gerará o volume de tráfego que gerará o campo alegre. lembro que no campo alegre temos um grande polo universitário, uma zona de negócios (bom sucesso) e zonas habitacionais com bastante densidade (aleixo, condominhas, lordelo, pinheiro torres e pasteleira) e ainda a univ. católica). na diogo botelho (a chamada estrada da pasteleira) não tem espaço para meter um canal exclusivo para o metro. a nova avenida nun'alvares é possível. ela será feita totalmente de raiz e é possível projectar um canal funcional. mas tb aí, como será feita de raiz, repito, também poderá ser feito um túnel usando a técnica da vala aberta, i.e., faz-se um buraco com escavadoras. não será necessário qualquer tuneladora. o preço não será assim tão diferente de fazer um canal à superfície.<BR/>quanto a salzburgo e os 220 mil habitantes. é claro que o campo alegre ´não tem 220 mil pessoas, mas está inserido numa metrópole com 1,6 milhões o que reconhecidamente gera tráfegos que uma região com apenas 220 mil não gera. eu falo por experi~encia própria. tenho uma casa na zona do campo alegre e conheço relativamente bem Salzburgo. não tem nada a ver. eles lá não têm nenhuma rua ou avenida com o tráfego do campo alegre. até pq é uma socieddae diferente e melhor organizada.António Alveshttps://www.blogger.com/profile/08596850475310244335noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-59028704818401759972009-04-08T16:42:00.000+01:002009-04-08T16:42:00.000+01:00Caro António,Penso que entre Campanhã e a Alfandeg...Caro António,<BR/><BR/>Penso que entre Campanhã e a Alfandega existe um canla autónomo, não acha ?<BR/><BR/>Penso que o canal do electrico histórico da Marginal é autónomo, não é ?<BR/><BR/>Penso que na avenida do Fluvial há espaço para canal autónomo, não há ?<BR/><BR/>E não se pode reservar canal autónomo na nova avenida Nuno Alveres ?<BR/><BR/>A zona d Campo Alegre tem mais população que 220 000 pessoas ? É estranho, o Porto tem à volta de 300 000...Jose Silvahttps://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-58072223734686185152009-04-08T16:30:00.000+01:002009-04-08T16:30:00.000+01:00todas estas alternativas são excelentes para zonas...todas estas alternativas são excelentes para zonas com baixa densidade de tráfego ou onde for possível garantir um canal exclusivo. não é o caso do campo alegre.<BR/><BR/>eu conheço uma cidade com uma excelente rede de trolley carros modernos a funcionar em carrossel: Salzburgo. mas aquilo não tem nada a ver com o Porto. o aglomerado populacional de toda a região, incluindo a vizinhança alemã, não ultrapassa as 220 mil pessoas. No Porto deve andar pelo milhão e seiscentas mil.António Alveshttps://www.blogger.com/profile/08596850475310244335noreply@blogger.com