tag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post3522215847586837100..comments2023-10-20T17:11:39.920+01:00Comments on Norteamos: Porto-Minho-Vigo com muita cidadaniaJose Silvahttp://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.comBlogger15125tag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-54644206052110281812016-10-02T15:56:20.074+01:002016-10-02T15:56:20.074+01:00Querem colocar Braga no meio da linha para Vigo à ...Querem colocar Braga no meio da linha para Vigo à força e vai acontecer o mesmo que acontece nas autoestradas. Não completaram a A28 até Valença porque a A3, que passa em Braga, ficava inviabilizada (às moscas) coisa que já está... Porque toda a gente utiliza a A28 até Viana do Castelo e depois continua...<br />O país está cheio de idiotas e retardados mentais.qualquerhttps://www.blogger.com/profile/15472473257231606408noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-43321412271069359982008-03-02T18:50:00.000+00:002008-03-02T18:50:00.000+00:00Não tenho mesmo nem tempo, nem habilidade para ler...Não tenho mesmo nem tempo, nem habilidade para ler blogs.<BR/>Não me vanglorio disso.<BR/>Gostava de falar com alguém do Norteamos ou dos transportes ferroviários.<BR/>António Cândido de Oliveira<BR/>Direito<BR/>Universidade do Minho<BR/>acoliveir@gmail.comACOhttps://www.blogger.com/profile/15499012805390788752noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-19538331532571350202008-02-28T19:15:00.000+00:002008-02-28T19:15:00.000+00:00Faltou comentar isto:"amaalves disse... Caro Pedro...Faltou comentar isto:<BR/><BR/>"amaalves disse... <BR/><BR/>Caro Pedro,<BR/><BR/>Alta Velocidade - maior que 250 km/h até 350 km/h;<BR/><BR/>Velocidade Elevada - 200 a 250 km/h. Que é o caso do Porto-Vigo ou actual Linha do Norte.<BR/><BR/>São estes os conceitos da UIC (União Internacional dos Caminho de Ferro) e união europeia.<BR/>21 de Janeiro de 2008 16:08"<BR/><BR/>Não há meio termo, ou É AV ou NÃO É AV!<BR/><BR/>http://www.uic.asso.fr/gv/article.php3?id_article=14<BR/><BR/>Linhas novas >250km/h<BR/>Linhas arranjadas >200km/h mesmo que se usem pendulares<BR/><BR/>Mas a AV denota 3 vertentes Infraestructura(linha) , Material circulante (comboio) e o SERVIÇO prestado. <BR/><BR/>Em todos os 3 sentidos o nosso Alfa Pendular é um serviço de AV.sotaventohttps://www.blogger.com/profile/11234263093455536737noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-15574086306172385822008-02-28T19:06:00.000+00:002008-02-28T19:06:00.000+00:00Meme disse... Caros,Não é que me pareçam mal estes...Meme disse... <BR/><BR/>Caros,<BR/>Não é que me pareçam mal estes e outros exercicíos... e é de facto de salutar a preocupação económica inerente em todos eles! Mas que diabo!<BR/>Em Lx vai-se fazer uma nova ponte de 2 mil Milhões de €; uma nova estação, ligação directa ao NAL e para o Porto e Norte de Portugal? Estação!? remenda-se a de Campanhã, ponte!? passa-se pela de S João (n sei como mas assim é como a Vitorino e Jamais venderam a ideia) e para Vigo remenda-se a actual linha de Braga,ligação ao ASC?! que vão de Metro (foi a resposta do Jamais)!!! Pó cara...!<BR/>Exija-se uma solução limpinha!!! Estamos a falar de um investimento plo menos para os próximos 50 anos!<BR/><BR/>Na ligação Porto-Lisboa a são joão tem apenas 10 anos e ... olhe ... aponta na direcção certa para ligar o porto a lisboa.<BR/><BR/>Já a ponte sobre o tejo aponta em direcção á madeira e não ao algarve/alentejo e muito menos a espanha ... são 20/30 minutos que se perdem a dar a volta ao bilhar grande e mesmo assim o atravessamento da 25/4 tem muitas ocndicionantes.<BR/><BR/>(não se podem cruzar comboios lá em cima e as horas de ponta andam comboios de dois pisos com 8 carruagens lá a pastelar)< comboios de 2 pisos d estes que tambem dariam jeito nas ligações Porto-Aveiro. <BR/>É o mesmo que utilizar a S.Joáo para ir do Porto para Braga. <BR/><BR/>Já as estações ... ai as estações.<BR/><BR/>A "remendada" Campanha antes das obras tinha 9 linhas ... agora tem 16 ... a "novinha" e "chuvosa" Oriente só tem 8 linhas e é curta.sotaventohttps://www.blogger.com/profile/11234263093455536737noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-8682348739872146562008-01-22T07:06:00.000+00:002008-01-22T07:06:00.000+00:00Com via dupla no ramal de Leixões e no novo troço ...Com via dupla no ramal de Leixões e no novo troço até Nine e com via dupla entre Campanhã e Nine, a AMPorto teria largura suficiente para o transito de mercadorias.Jose Silvahttps://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-637221458026332432008-01-22T02:27:00.000+00:002008-01-22T02:27:00.000+00:00Há um dado que julgo relevante destacar:a Linha de...Há um dado que julgo relevante destacar:<BR/>a Linha de Cintura de Lisboa também compreende um troço de via quádrupla entre as estações de Roma-Areeiro e Campolide o que permite, em alguns momentos do dia, que os comboios de longo curso (Intercidades de Beja, Évora e Faro e o Pendular de Faro) ultrapassem algum tráfego local.<BR/><BR/>É muito frequente, em horas de ponta, entrarem quatro comboios ao mesmo tempo em Roma-Areeiro ou Entrecampos: dois do eixo Sintra-Areeiro-Azambuja e dois do eixo Areeiro-Coina/Setúbal (Fertagus)<BR/><BR/>Felizmente, a Linha de Leixões está muito longe desse nível de tráfego.<BR/><BR/>Dario Silva.Dario Silvahttps://www.blogger.com/profile/15690420980872660060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-27863009339401843172008-01-22T02:14:00.000+00:002008-01-22T02:14:00.000+00:00Caro meme:"A linha de Leixões deve ser modernizada...Caro meme:<BR/><BR/>"A linha de Leixões deve ser modernizada e integrada na rede do metro do Porto."<BR/><BR/>Portanto, se bem entendi todo o Minho e Douro Litoral ficaria sem Caminho de Ferro (mercadorias) nos seus portos marítimos (nomeadamente no único que o possui - Leixões).<BR/>É uma ideia.<BR/><BR/>Mas não creio que trocar a utilidade de um comboio de contentores por um metro (a redundar outras ligações) vá limpar o porto de Leixões das centenas de camiões que o povoam.<BR/>Já viu? são às centas e gastam pelo menos 42 litros de gasóleo a cada 100 km!<BR/><BR/>Dario Silva.Dario Silvahttps://www.blogger.com/profile/15690420980872660060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-37180568885849135262008-01-21T16:08:00.000+00:002008-01-21T16:08:00.000+00:00Caro Pedro,Alta Velocidade - maior que 250 km/h at...Caro Pedro,<BR/><BR/>Alta Velocidade - maior que 250 km/h até 350 km/h;<BR/><BR/>Velocidade Elevada - 200 a 250 km/h. Que é o caso do Porto-Vigo ou actual Linha do Norte.<BR/><BR/>São estes os conceitos da UIC (União Internacional dos Caminho de Ferro) e união europeia.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/06380176805978186121noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-52868393762883215742008-01-21T10:44:00.000+00:002008-01-21T10:44:00.000+00:00"Na minha opinião a estação central de TGV na Invi..."Na minha opinião a estação central de TGV na Invicta deve ser a estação da Casa a Música com a linha a entrar por uma nova ponte metro-ferroviária a poente"<BR/><BR/>Caro meme, idealmente seria aí...mas existe uma razão para que as estações de comboio fiquem na periferia das cidades: as estações exigem muito espaço (seria necessário demolir vários edifícios junto à casa da música: uma estação ocupa algumas centenas de metros em comprimento). Além disso, essa estação necessitaria de um túnel de vários kilometros, tanto a sul como a norte (pelo menos atá à avenida AEP). Isso talvez custasse tanto como o resto da linha AV até Vigo... A sua solução parece-me idealista, mas irrealista. <BR/><BR/>P.S. Para todos os leitores: tentemos evitar usar a expressão TGV para um linha de alta-velocidade, vale?PMShttps://www.blogger.com/profile/04570326606576069252noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-86609659958235716662008-01-21T00:06:00.000+00:002008-01-21T00:06:00.000+00:00caro MEME,Repetir no Norte a incompetência Lisboet...caro MEME,<BR/><BR/>Repetir no Norte a incompetência Lisboeta não é a solução pelo simples facto de nós, ao contrário deles não termos a comunicação social a ajudar. A nossa alternativa é a credebilidade das propostas, mesmo que seja injusto face à megalomania de Lisboa. Adicionalmente, temos que nos lembrar do Norte extra-Porto.Jose Silvahttps://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-65481050346427662032008-01-20T23:18:00.000+00:002008-01-20T23:18:00.000+00:00Caros,Não é que me pareçam mal estes e outros exer...Caros,<BR/>Não é que me pareçam mal estes e outros exercicíos... e é de facto de salutar a preocupação económica inerente em todos eles! Mas que diabo!<BR/>Em Lx vai-se fazer uma nova ponte de 2 mil Milhões de €; uma nova estação, ligação directa ao NAL e para o Porto e Norte de Portugal? Estação!? remenda-se a de Campanhã, ponte!? passa-se pela de S João (n sei como mas assim é como a Vitorino e Jamais venderam a ideia) e para Vigo remenda-se a actual linha de Braga,ligação ao ASC?! que vão de Metro (foi a resposta do Jamais)!!! Pó cara...!<BR/>Exija-se uma solução limpinha!!! Estamos a falar de um investimento plo menos para os próximos 50 anos!<BR/>Na minha opinião a estação central de TGV na Invicta deve ser a estação da Casa a Música com a linha a entrar por uma nova ponte metro-ferroviária a poente (junto à Arrábida, resolvendo a questão da expansão do metro para sul (sem o bottleneck da São Luis e Av da Républica)!Da Casa da Música, naturalmente a linha seguiria para o ASC passando e integrando-se com o Porto de Leixões. Campanhã é e será o coração sub urbano da metrópole; a Casa da Música a meias com o ASC será o coração intermetropolitano com Lx; Vigo; Madrid; Barcelona; Paris...<BR/>Tudo o resto são no curto prazo ideias muito giras mas os nossos filhos não nos perdoarão a falta de visão e ambição.<BR/>p.s A nova ponte metro-ferroviária incluindo o túnel no Porto ( a Micas chamar-lhe-ia um figo) não custariam 20% da nova ponte de Lx que serve apenas os "Portugueses" de Badajoz... não se esqueçam que o Desgoverno Português cedeu a Badajoz em detrimento do Porto!!!! Mais um erro que os nossos filhos não irão perceber...<BR/>A linha de Leixões deve ser modernizada e integrada na rede do metro do Porto.<BR/>Ainda vamos a tempo de exigir isto ao Desgoverno Português? Depende apenas de nós...<BR/>Bem hajamMemehttps://www.blogger.com/profile/18182355971173535136noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-25414946243077800222008-01-19T23:58:00.000+00:002008-01-19T23:58:00.000+00:00Caro César,Tornar uma via mais recta é sempre uma ...Caro César,<BR/><BR/>Tornar uma via mais recta é sempre uma vantagem. Mas a Linha de Leixões não é assim tão sinuosa. Existem troços na Linha do Norte tão ou mais sinuosos que ela. Esse argumento é muito usado para manter esta linha apenas para mercadorias. Se se der ao trabalho de saber porquê talvez vá dar à Resende, empresa de transportes rodoviários que domina toda a zona norte da AMP. Obviamente primeiro passará pelo PS e PSD :->.<BR/><BR/>Os alfa pendular têm, em unidades simples, um raio mínimo de inscrição em curva 250 m. Em unidades múltiplas (2 acoplados) 300 m. Nada de extraordinário e perfeitamente compatível com a Linha de Leixões. E entre Campanhã e o aeroporto não é necessário uma velocidade muito elevada. O que interessa é o tempo total de percurso entre dois pontos não o facto de num pequeno troço a velocidade ser menos elevada. Como aliás acontece por exemplo em França onde nas zonas de aproximação às maiores cidades os TGV partilham a via com os comboios clássicos. Acredite em mim: há 20 anos que a minha vida são comboios :-)<BR/><BR/>Quanto aos intercidades, julgo que lavra nalgumas confusões: a via de Guimarães, essa sim, é que é extremamente sinuosa e com raios de curatura mínimos. No dia em que ligarem Braga a Guimarães por ferrovia (ferrovia ligeira - tramtrain) o melhor é acabar com os intercidades em Guimarães. Aquela linha não tem condições. Deverá no futuro ser transformada numa linha de ferrovia ligeira para tram-train. falarei sobre isso em breve.António Alveshttps://www.blogger.com/profile/08596850475310244335noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-54012592587676806382008-01-19T23:07:00.000+00:002008-01-19T23:07:00.000+00:00Em relação à linha de Leixões caso o comboio de AV...Em relação à linha de Leixões caso o comboio de AV lá passe é necessário, no meu entender, tornar a linha mais recta. A linha possuiu muitas curvas em tão pouca distância.<BR/><BR/>Na questão do Minho é de lembrar que no Polis XXI do chamado quadrilátero está em projecto, segundo dizem, a construção de um rede ferroviária com o objectivo de ligar estas cidades.<BR/>Um dos trajectos defendidos pelo presidente da CMG é a ligação ferroviária de Guimarães-Braga-Barcelos. Caso esta ligação fosse construída, não seria útil também electrificar também, pelo menos, até Viana? Assim, por exemplo, o intercidades em vez de terminar em Guimarães poderia prolongar-se para Braga, Barcelos e Viana. Assim estas cidades (Barcelos e Viana) também ficariam ligadas à rede nacional de intercidades. E caso desejassem uma ligação mais rápida poderiam trocar em Braga ou no Porto para uma ligação de AV e no Porto para o TGV.<BR/>A ligação ferroviária de Braga ao aeroporto é de extrema importância para esta cidade, e atreveria-me a dizer para o Parque Nacional que se encontra muito sub-valorizado na área de turismo. A UM e principalmente o INL (a ser construído) necessitam de uma "porta" rápida de acesso ao resto do mundo. E preocupa-me o facto de o governo só querer construir o trajecto Braga - Vigo, remetendo o de Braga aeroporto para segundo plano.Caesarhttps://www.blogger.com/profile/03149236384154962075noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-73099883741484863042008-01-19T22:25:00.000+00:002008-01-19T22:25:00.000+00:00Caro Salem,O Norteamos (ainda) não é uma organizaç...Caro Salem,<BR/><BR/>O Norteamos (ainda) não é uma organização que tem que obrigatoriamente consensualizar uma posição única entre os seus membros ! De qualquer modo concordo consigo: Devemos nortear para o mesmo lado !<BR/><BR/>A linha faseada seria uma cedência para que a ligação ao ASC se faça numa 1ª fase.<BR/><BR/>Na mina proposta inicial propunha de facto que o CVE não passasse por Braga, embora Braga ficasse ligada ao CVE por Ferrovia. Nesta proposta assumo que o CVE vai a Braga. Apenas defendo o traçado litoral a sul de Braga. <BR/><BR/>Se de facto o CVE fôr Campanhã-ASC-Mindelo-Nine-Braga e se se fizer um Transminho Guimarães-Braga-Barcelos-Viana, julgo que Barcelos-Viana ficarão compensados.<BR/><BR/>Tanto quanto sei, em perimetros urbanos todos os CVEs, TGVs reduzem velocidade. Acontecer isso em Lisboa ou entre Devesas-Campanhã-ASC não me parece grave.Jose Silvahttps://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-29241032069365931882008-01-19T21:08:00.000+00:002008-01-19T21:08:00.000+00:00Antes de tudo convem estarmos todos de acordo e un...Antes de tudo convem estarmos todos de acordo e unidos para o mesmo lado.<BR/><BR/>Discordo de um outro ponto do José Silva, mas no geral penso que está um bom texto.<BR/><BR/>Não concordo com a questão da linha faseada, penso que se deve fazer tudo de uma vez, senão vão ficar a espera que a linha e o ASC começem a perder competitividade para dizer que afinal não é preciso 2a fase nenhuma.<BR/><BR/>Para além do ASC acho também vital a passagem por Braga e nunca por Barcelos e muito menos por Viana. Estas duas cidades ficariam ligadas ao AV pela modernização da actual linha do Minho.<BR/><BR/><BR/>Quanto á questão de Lisboa e do arco ferroviario, está muito bem pensado, mas há que frisar também que o alfa nesse arco anda a "morrer". Mesmo que não parasse em Entrecampos nunca poderia andar mais rápido do que anda.Rui Rochahttps://www.blogger.com/profile/04650592597984523016noreply@blogger.com