tag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post3088139270957655..comments2023-10-20T17:11:39.920+01:00Comments on Norteamos: Lisboa e Porto são Portugal... O Resto é Portagem!Jose Silvahttp://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-54384519630130089522007-10-29T02:02:00.000+00:002007-10-29T02:02:00.000+00:00"é absolutamente inaceitável que os contribuintes ..."é absolutamente inaceitável que os contribuintes de todo o país continuem a financiar os transportes urbanos de Lisboa e do Porto. A situação é grave e merecia, mais do que palavras de ocasião, uma tomada de posição firme das forças vivas da região. Braga, Viana, Guimarães, Barcelos, Famalicão deviam unir-se na reivindicação de igualdade de tratamento por parte do governo central."<BR/><BR/>Tem toda a razão. É uma situação grave que deve ser resolvida. O mesmo se aplica aos habitantes de Trás-os-Montes, Alto Minho e Alentejo a quem têm vindo a ser retirados os serviços ferroviários e ainda por cima têm que sustentar os comboios urbanos altamente subsidiados que servem Braga, Guimarães, Aveiro, Coimbra,Figueira da Foz e Setúbal. Caso paradigmático e escandaloso é o dos barcelenses que estão à mesma distância do Porto que Braga e para lá se deslocarem pagam 4,9 euros no mínimo enquanto os bracarenses pagam apenas 2 euros,isto é, menos de metade. Os barcelenses subsidiam os transportes ferroviários dos vizinhos de Braga. Antes de começarmos a atirar pedras é conveniente olhar para o nosso telhado primeiro.<BR/><BR/>Mas é verdade: todas estas situações são inadmissíveis e carecem de reparo urgente. Também aqui um governo regional teria uma palavra a dizer.António Alveshttps://www.blogger.com/profile/08596850475310244335noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-69569148568563653962007-10-28T14:50:00.000+00:002007-10-28T14:50:00.000+00:00Três notas:1. Por favor não tratem as autoestradas...Três notas:<BR/><BR/>1. Por favor não tratem as autoestradas por números, senão os mais "leigos" não conseguirão acompanhar a discussão...<BR/><BR/>De qualquer forma, quem tiver dúvidas, pode consultar aqui:<BR/><BR/>http://motorways-exitlists.com/europe/p/portugal.htm<BR/><BR/>http://www.estradasdeportugal.pt/site/v3/?id_pagina=&id_bloco=19E8FCEA-F366-420F-93A8-F170B12AA926&id_pasta=&grupo=4&Ln=1<BR/><BR/><BR/>2. Para o anónimo: existem autoestradas a pagar e gratuitas no Porto, tal como em Lisboa. Aliás, a ponte Vasco da Gama, em Lisboa, é fortemente subsidiada pelo Estado, ainda que tenha portagem. De resto, é natural que Lisboa tenha tantas autoestradas portajadas. Não há outra cidade com tantas autoestradas. Nesse sentido, é um bom problema...<BR/><BR/>3. A meu ver, há dois factores a ter em conta para avaliar se uma autoestrada deve ser gratuita / subsidiada ou não. O primeiro é o referido, que é a existência de alternativas. O segundo é o grau de utilização da infraestrutura (vs. externalidades).<BR/><BR/>A meu ver, uma autoestrada deve ser gratuita se:<BR/>a) Não houver alternativas adequadas<BR/>b) Ou, mesmo que haja alternativas, a capacidade de utilização a autoestrada não será atingida (nem nas horas de ponta) se a sua utilização for gratuita.<BR/><BR/>Nos outros casos, deverá ser paga. Deverá inda ser paga quando o seu tráfego é tal que a sua capacidade máxima de tráfego foi atingida, mesmo que não existam alternativas adequadas gratuitas (quando não existir qualquer alternativa, deverá ser mesmo gratuita).<BR/><BR/>4- Também aqui se revela a necessidade de regionalização. As infraestruturas rodoviárias para tráfego local e regional deveriam estar a ser pagas pelos contribuintes locais e regionais...PMShttps://www.blogger.com/profile/04570326606576069252noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-16865783469410194232007-10-27T23:42:00.000+01:002007-10-27T23:42:00.000+01:00Caro sg,E a alternativa à A11 entre Braga e Guimar...Caro sg,<BR/><BR/>E a alternativa à A11 entre Braga e Guimarães??? Demora-se mais do triplo do tempo...Pedro Morgadohttps://www.blogger.com/profile/13114764585974416903noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-78608035920873642202007-10-27T22:44:00.000+01:002007-10-27T22:44:00.000+01:00meus amigos, Lisboa é a região mais prejudicada em...meus amigos, Lisboa é a região mais prejudicada em termos de portagens!!<BR/><BR/>vejamos: A1, A5, A8, CREL, duas pontes sobre o Tejo, TODAS A PAGAR!!!<BR/><BR/>acho bem que no porto tb se paqgue, ou andam os de Lisboa a pagar para o resto do país??Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-52676209993114245052007-10-27T19:16:00.000+01:002007-10-27T19:16:00.000+01:00Porto é portugal, lisboa não, o resto sao vassalos...Porto é portugal, lisboa não, o resto sao vassalos de lisboa com o morgadinho e o jose silva a cabeçaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-42851602356656366092007-10-27T16:53:00.000+01:002007-10-27T16:53:00.000+01:00sgSe a A28,29 e 41 não tem alternativa, muito meno...sg<BR/><BR/>Se a A28,29 e 41 não tem alternativa, muito menos tem a A7,A4 (Se for construida por cima da IP4),A8. E menos ainda tem a A23 e A24.<BR/><BR/>Quanto à A22, essa sim a pagar.Rui Rochahttps://www.blogger.com/profile/04650592597984523016noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-80806191747947745412007-10-27T16:43:00.000+01:002007-10-27T16:43:00.000+01:00esqueci-me de referir a A6, no último parágrafo, c...esqueci-me de referir a A6, no último parágrafo, claro!Sigma Gammahttps://www.blogger.com/profile/07028214796153726702noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-91773159679124693252007-10-27T16:42:00.000+01:002007-10-27T16:42:00.000+01:00É preciso deixar sempre muito bem vincado que as p...É preciso deixar sempre muito bem vincado que as portagens da A28, A29 e A41 são uma completa injustiça porque não há alternativas. Essas estradas foram construídas para substituir as anteriores N13, N109 e circunvalação do Porto que são agora meras ruas que não constituirão alternativas às autoestradas que ora se pretendem portajar.<BR/>Mesmo a A25 foi concebida de um modo que não é igual a uma normal autoestrada: não tem largura suficiente, tem curvas demasiado apertadas e a sua alternativa é inexistente, neste momento.<BR/><BR/>O Estado não fez a modernização das velhas estradas de Fontes Pereira de Melo. em vez disso fez autoestradas. Agora não pode dizer que é um luxo viajar por elas.<BR/><BR/>Se alguma SCUT é para acabar, o justo é que a escolha recaia sobre a A22, A23, A24 ou A42, pois essas autoestradas são de boa qualidade, tão boa como a A2,A3,A4,A7,A8,A10 e muito melhores do que a A1.Sigma Gammahttps://www.blogger.com/profile/07028214796153726702noreply@blogger.com