tag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post1595884197032666214..comments2023-10-20T17:11:39.920+01:00Comments on Norteamos: Crescimento de tráfego é numerologia...e numerologia é com a Maya!Jose Silvahttp://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-49554295825273832642007-06-01T09:21:00.000+01:002007-06-01T09:21:00.000+01:00Neste momento não é certo quais serão as taxas de ...Neste momento não é certo quais serão as taxas de crescimento do tráfego aéreo. 2% é abaixo de todas as previsões. 10% é acima de todas as previsões. Mas, numa situação de incerteza, convém escolher uma solução de deixe opções em aberto e que funcione bem com todas as hipóteses. Ora a Ota funciona mal com todas as hipóteses e por isso é profundamente errada.CAhttps://www.blogger.com/profile/06607300363607926163noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-70689789027245284132007-05-31T22:47:00.000+01:002007-05-31T22:47:00.000+01:00Pedro Morgado:já está lá outra vez.Pedro Morgado:<BR/>já está lá outra vez.PMShttps://www.blogger.com/profile/04570326606576069252noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-85292220852130131572007-05-31T21:04:00.000+01:002007-05-31T21:04:00.000+01:00Bem, acho que depois de publicado, não há nada a f...Bem, acho que depois de publicado, não há nada a fazer. Vou recolocá-lo com uma nota final.PMShttps://www.blogger.com/profile/04570326606576069252noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-72585429615126748502007-05-31T20:15:00.000+01:002007-05-31T20:15:00.000+01:00Caro Pedro,Que aconteceu ao artigo sobre um novo a...Caro Pedro,<BR/><BR/>Que aconteceu ao artigo sobre um novo aeroporto no Norte? Ainda hoje tinha pensado nisso...Pedro Morgadohttps://www.blogger.com/profile/13114764585974416903noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-20348142439320732092007-05-31T15:39:00.000+01:002007-05-31T15:39:00.000+01:00Eu sei, mas preferí retirá-lo porque estava em con...Eu sei, mas preferí retirá-lo porque estava em contradição com este post.<BR/><BR/>O facto é que utilizei as taxas que o governo utiliza para justificar a urgência do novo aeroporto (10% ao ano em Lisboa, logo seguramente 10% a 15% no Porto). <BR/><BR/>Mas com estas taxas de crescimento o ASC esgotaria lá para 2020-2025, pelo se deveria começar já a pensar numa alternativa... Na verdade, voltei a olhar para os números e percebi o disparate que andam a contar aos portugueses.<BR/><BR/>Nunca as taxas de crescimento serão, no médio prazo, de 10%. Se forem, então a OTA também não é solução pois esgota em 2019 (?). Sim, 2 anos após a inauguração.<BR/><BR/>Daí que só 2 conclusões são possíveis:<BR/>- Ou as taxas estão correctas e a OTA não serve porque o novo aeroporto precisa de capacidade de expansão; e precisamos também de um novo aeroporto no centro-norte.<BR/><BR/>- Ou as taxas estão incorrectas, e a Portela aguenta-se até 2017-2020(particularmente porque grande parte do tráfego é perfeitamente transferível para o ASC e Faro) e o ritmo anual de crescimento de passageiros possibilita a adopção de soluções graduais.<BR/><BR/>Fazendo as contas, a 2ª opção é muito mais credível. (logo, o anterior post era inoportuno).<BR/><BR/>Sendo assim, publiquei antes este post a desmontar a teoria das taxas de crescimento de 10%.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6555611667510440690.post-7912494234895513462007-05-31T14:37:00.000+01:002007-05-31T14:37:00.000+01:00Pedro,Já se verifica um menor crescimento da Porte...Pedro,<BR/><BR/>Já se verifica um menor crescimento da Portela em 2007: http://norteamos.blogspot.com/2007/05/leituras-20070517.html<BR/><BR/>PS: Apesar de não achar oportuno o debate de um eventual novo aeroporto a norte, não significa que não deva ser publicado. Tem liberdade para isso, ok ?<BR/><BR/>Cumprimentos<BR/>José SilvaJose Silvahttps://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.com